smartband

TORCICOLO CONGÊNITO E AS ASSIMETRIAS CRANIANAS POSICIONAIS

TORCICOLO CONGÊNITO E AS ASSIMETRIAS CRANIANAS POSICIONAIS

As plagiocefalias posicionais estão intimamente ligadas a todas as condições que apoiam excessivamente a cabeça do bebê em uma determinada posição. É muito comum que isto aconteça nos pacientes que possuem torcicolo congênito.

 

O que é o Torcicolo congênito?

É uma condição em que os músculos do pescoço do bebê estão mais tensos de um lado do que do outro. É mais comum no músculo esternocleidomastóide.

Isto faz com que a cabeça do bebê sempre fique levemente rodada para um dos lados e gerando então um apoio viciado. A região que fica constantemente em contato com o apoio irá crescer menos gerando uma assimetria conhecida como plagiocefalia posicional. O torcicolo congênito é uma das principais causas da plagiocefalia posicional.

 

Tratamento do Torcicolo congênito

O tratamento quase sempre é a Fisioterapia, que deve ser iniciada precocemente e deve ser tratado mesmo nos casos mais leves.

Até os dois anos de idade aproximadamente, os bebês são naturalmente simétricos nas suas atividades, por isto, se os pais percebem alguma preferência do bebê para um dos lados é essencial buscar um profissional para avaliar e iniciar, caso seja necessário, as orientações, atividades e estratégias adequadas.